Na sua essência, o rebozo é uma arte ancestral de apoio às grávidas, que consiste no envolvimento da zona abdominal e lombar em panos, processo que proporciona um enorme conforto e flexibilidade às mães em todas as fases da gravidez, parto e pós-parto. O nome tem origem na língua espanhola e deriva da palavra xaile, sendo que no México se chama rebozo aos panos longos multi-usos e multi-coloridos que fazem parte da cultura daquele país.

 

Ao longo dos anos, desde tempos longínquos, a arte do rebozo nas grávidas tem sido desenvolvida em terra, num ambiente seco. Mais recentemente, tornou-se uma técnica aplicada também em água, com inúmeras possibilidades para criar bem-estar durante a gravidez e pós-parto.

 

Para além dos momentos de relaxamento e prazer, tão importantes nesta fase da vida de uma mãe, o Water Rebozo é igualmente uma ferramenta útil na preparação para o parto, porque estimula a zona uterina. No interior da barriga, o bebé vai sentir o conforto de um suporte ergonómico e os movimentos naturais do ambiente aquático. Um casulo dentro de um casulo.

 

A arte de Water Rebozo estimula o equílibrio do corpo e a fascia, camada que se encontra entre a pele e os músculos, articulações e ossos. O pano envolve e aconchega (sem tapar o rosto e respeitando o ritmo da respiração natural), e é o elemento que reconecta a fluidez entre os líquidos que compõem o organismo e o exterior. Desenvolvida por Water Doulas, esta prática tornou-se universal e versátil. Para as grávidas, a sensação é de segurança e entrega, de abraço e embalo – o mesmo que sentiram enquanto filhas.

 

Os movimentos suaves e amparados pelo pano proporcionam alongamentos e um total relaxamento. A mente desliga-se do tempo e do espaço, entra em fusão com o tecido, como se fosse uma enorme membrana que envolve o corpo e liberta as tensões. Para algumas grávidas, este é também um momento divertido, de pura alegria e gestos intuitivos. É uma espécie de antevisão daquilo que a maternidade pode ser.

 

Apesar de ser pensado para a fase de gravidez, parto e pós-parto, o Water Rebozo já provou ser útil também como terapia para outras situações.

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment