A magia da massagem sacro-craniana

A massagem sacro-craniana faz-se habitualmente após uma massagem normal na água, que à partida nos deixa com o relaxamento necessário para receber o bombom final. É algo um pouco inexplicável, porque só experimentando podemos sentir o que uns toques aparentemente simples alteram a nossa disposição e bem-estar. Realinhamento, despertar, abrir percepções, descansar, deixar de sentir peso e tensão facial… É realmente difícil explicar, por isso perguntámos à Marina Sans que processo é este, em que apenas segura na cabeça.

Antes do momento da massagem sacro-craniana, tu introduzes uma sessão de relaxamento em que trabalhas todo o corpo e fazes imersão. Porquê?

Antes do tratamento sacro-craniano na água, é necessário e muito positivo relaxar o corpo, especialmente o corpo articular, e também a mente, de forma a entrar na escuta crânio-sacral. Há mais possibilidade dos tecidos fluídos serem trabalhados. Não necessariamente com imersão, depende se as imersões relaxam quem vai receber a sessão.

A massagem sacro-craniana é subtil, quase imperceptível, no entanto, tem um objectivo específico. Podes explicar qual é?

O sistema sacro-craniano tem a função vital de manter saudável o meio em que o sistema nervoso central funciona, ou seja, o líquido cefalorraquidiano ou cerebro-espinal, que envolve e protege o cérebro e a medula espinhal, e em consequência as membranas meníngeas e os ossos aos quais se fixam, incluindo o crânio – abóbada, face e boca – e o sacro. O líquido cefalorraquidiano tem grande influência em muitas funções corporais.
Com um leve toque, um terapeuta treinado pode perceber as pulsações do sistema crânio-sacral transmitidas a todo o corpo através do sistema fascial. Como cada órgão, cada músculo, cada veia é envolvida por esta fáscia, uma restrição nela pode alterar a estrutura do corpo e afetar sua função. O trabalho terapêutico consiste em ajudar o paciente a restabelecer o fluxo normal de movimento pela atenuação ou desaparecimento dessas resistências.
Essa metodologia tem mostrado, além de relaxar e proporcionar clareza, aliviar uma ampla gama de distúrbios como disfunções congênitas, problemas de sucção e respiração em bebés, lesões do sistema nervoso central, medula espinhal e nervos cranianos, dor craniofacial e enxaqueca, fadiga e estresse, descoordenação motora, dor crónica no pescoço e nas costas, escoliose, discopatias, hérnia de disco, bruxismo e disfunções da articulação temporomandibular (ATM), distúrbios de aprendizagem, stress pós-traumático e emocional, autismo e transtornos de conduta.
É também recomendado como tratamento preventivo, pois melhora o sistema imunológico e proporciona mais energia, qualidade de sono e equilíbrio físico e mental.

Com as tuas mãos, sentes onde a massagem está a actuar? É diferente de pessoa para pessoa?

Oh, sim! Sinto os três pulsos ou fluxos diferentes (gosto de chamá-los de marés) do líquido cefalorraquidiano – quando atinge a cabeça, circunda o cerebelo e o cérebro e se expande pela coluna vertebral. Muda muito de pessoa para pessoa e na mesma pessoa em momentos diferentes. Já o fluxo desse fluido varia de acordo com as tensões ou bloqueios entre os ossos cranianos e espinhais e o estado da fáscia (conectado a tudo). Portanto, cada sessão varia conforme o estado do mar varia a cada dia.

Muitas vezes a capacidade de visão depois desta massagem fica melhor. Qual é a razão?

Sim. O líquido cefalorraquidiano encontra-se por trás dos olhos. Quando o crânio e a coluna são desbloqueados e o líquido pode fluir melhor, aumenta a quantidade de fluído que sustenta os olhos, por trás, para que a transmissão de informações entre eles e o sistema nervoso seja mais fluida e direta.

Que feedback tens das pessoas que recebem esta massagem? Como se sentem na maioria das vezes?

Resultados recorrentes após a terapia são sensação de melhor visão, maior clareza, eixo. Calma. Mais energia disponível. E muitos outros… Normalmente todos saem de uma sessão sacro-craniana felizes. Quem quer se integrar bem neste trabalho costuma fazer um processo de 10 sessões.

Quais são as condições ideais para um terapeuta aplicar esta massagem?

Para o tratamento sacro-craniano na água, as condições necessárias para este são muito precisas. Uma delas é silêncio, para ouvir o movimento de um líquido interno na cabeça da pessoa que recebe a sessão… A água na qual o corpo flutua deve estar em total quieta. Se for uma piscina, não pode haver outras pessoas nela ou qualquer tipo de circulação ou movimento da água durante o tempo de tratamento.
Outro aspecto importante é a temperatura. Sendo um tratamento que escuta os movimentos internos do corpo, mas sem movimentos externos e níveis elevados de relaxamento são alcançados, é essencial trabalhar na água à temperatura corporal (34-35 graus). O LiquidZome, para além de especial pelo seu carácter precioso e mágico, é uma das piscinas mais bem climatizadas que conheço.

Leave A Comment

Artigos Relacionados

Hugo Oliveira

AQUATIC MASSAGE – Massagem de relaxamento A sua paixão por esta forma de aquatic bodywork começou quando voluntariamente, desde que conheceu esta arte, permitiu que estudantes (futuros praticantes) fizessem consigo várias demonstrações práticas na água. Muito rapidamente percebeu que mais do que estar a receber sensações novas, estava também a receber novos ensinamentos e sinais muito fortes sobre o que viria

Ler mais >>
Shira Maim Haim

Shira Maim Haim

WATER DANCE – Hidroterapeuta Nasceu e tem vivido em Israel e desde 2012 que vem fazendo o seu percurso profissional e espiritual ligada à água. As suas áreas de investigação (Hidroterapia) e relacionamento com a aprendizagem do trabalho aquático tem sido pelo Watsu, Watsu para recém-nascidos, Water Dance e Fluid Presence.  Nos últimos anos, tem estudado e realizado pesquisas com

Ler mais >>
Hugo Paulino

Hugo Paulino

SOMATIQUA – Terapia Aquática Integrativa Começou o seu percurso aquático em 2014, participando desde então em várias formações de Watsu, Water Dance, IAT (Pre Natal Journey) e em vários workshops de Watsu. Frequentou ainda formação avançada em Psicoterapia Somática e Massagem terapêutica (Shiatsu). Enquanto autodidata aprofundou práticas de libertação somato- emocional e de respiração. Todo este aprendizado serviu de base

Ler mais >>
Tiago Paraíso

Tiago Paraíso

Flydeeper – Aquatic Healing Arts As terapias com água são a sua paixão. A “estrada” da vida trouxe-o para este caminho. Depois de uma lesão grave que o deixou limitado nos movimentos das costas, apenas com as práticas das terapias aquáticas se conseguiu curar. Este processo foi tão transformador na sua vida, que desde então tem estado conectado na sua

Ler mais >>
Water Rebozo

Marjorie Sá e a arte de rebozo

Falámos com a Marjorie sobre a técnica que dá conforto às mulheres durante a gravidez. Water Rebozo utiliza panos para envolver os corpos em terra ou na água. É uma arte ancestral que praticamos no LiquidZome, e sem dúvida que a Marjorie é a melhor pessoa para explicar exactamente o que é e que benefícios traz.   O que é

Ler mais >>
Wtaer rebozo

Water Rebozo

Na sua essência, o rebozo é uma arte ancestral de apoio às grávidas, que consiste no envolvimento da zona abdominal e lombar em panos, processo que proporciona um enorme conforto e flexibilidade às mães em todas as fases da gravidez, parto e pós-parto. O nome tem origem na língua espanhola e deriva da palavra xaile, sendo que no México se

Ler mais >>